NEXTTERES

NEXTTERES
NO PRÓXIMO TERERE SEMPRE UMA PROSA

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

POESIA PEDE POESIA








CHRISSIE HYNDE, a vocalista do The Pretenders. A música "Stand by you", dela, é irresistivelmente romântica; vê-se a a tradução e o espírito treme, incendiado! 

Uma música profundamente poesia, naquilo que temos de mais poderosamente irresistível e efêmero, o anúncio da dispensa do amor próprio, em favor do carinho máximo, em paixão por alguém.

Como todos e uns poucos, nasci e morrerei poesia, e não devo prescindir desse orgulho dispensado pela maioria. Esse paradoxo, em que todos sabem muito e nada de poesia, é um louco fogo da linguagem, que assina a qualidade dessa condição de ser poeta por leitura, escrita ou leitura/escrita, ou poeta mesmo quando não sabemos que somos. 

Perguntemos: "O que realmente difere os homens do restante dos animais?". E a resposta é: a poesia. Cérebro complexo, mente complexa, os nossos? Sim, por causa da poesia da nossa leitura imaginativa, com infinitas e imensuráveis extensões. 

Se Deus existe, com certeza a primeira reivindicação que faz à humanidade é "entendam que o mundo poderá ser vosso, somente ao conquistarem, todos, o entendimento poético..." Sua escrita (de Deus) é o mundo, a beleza da abelha amarela e negra, o choro de um bebê sendo atendido em seu choro, entendido seu sofrimento, livrado desse sofrimento; até que, fofo, ria, gargalhe; águas limpas, peixes livres... a penetração sexual com paixão mútua. Um gol do Pelé vestindo a camisa do Palmeiras, (bela inveja poética consentida, pelos santistas que entendem a homenagem... poética); enfim, a complexidade do mundo a partir da simplicidade; simples, diria Renato Russo, poeta mor (meu e de muitos) da música brasileira.

E mesmo o "lado negro", os crimes e as barbáries que se alastram pela parte ruim do livre arbítrio, carregam poesia ao ramificarem-se as explicações de origens, a negra e infernal poesia dos desviados da condição divina, celeste. 

Alguém que pediu "uma poesia pra mim; quero que faça uma poesia para mim", tem direitos, muitos, é uma pessoa especial, aliás, especialíssima. E por isso colocarei uma poesia para ela ao lado do escrito que transcreverei, de um poeta argentino. 

A poesia... música presente e ausente do mundo; um compreender além, quem sabe aquém, um seguir diferente, gelado, quente; quem sabe como é realmente o inferno a enfrentar, o paraíso celeste ganhar; como será isso tudo? Se há uma resposta, está no mundo, e como seria? Poesia!

Nenhum comentário: